sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Hercules HBT – O herói do tatame


Ele nasceu em 1960 e seus primeiros passos foram dados encima do Tatame. Graduado com a faixa preta em 1978 pelo próprio pai, “Mestre Aderbal Baptista” – falecido em 2006 –, ele fez do Jiu-jítsu sua filosofia de vida. No dia 04 de setembro de 2010, após ter cumprido todas as exigências do protocolo, aos 31 anos de magistério e 50 de idade, graduou-se na faixa “vermelha e preta – 7º grau”, pelos discípulos do pai, os mestres Wilson Pereira de Mattos e Geraldo Flores. Durante as décadas de 60-70-80-90 e 2000, participou de competições marcantes conquistando os títulos de “Campeão Estadual pela FJJ-Rio”, “Campeão Brasileiro”, duas vezes “Vice-campeão do Internacional de Master Sênior”, inúmeras vezes “Campeão dos Campeonatos Suburbano e Copa Rio” e 3º colocado no “1º Circuito Brasileiro de Faixas Pretas”; além de receber o privilégio de arbitrar  o “1º Mundial de Jiu-jítsu no Tijuca Tênis Clube”, “Campeonato Brasileiro” e “Campeonatos Estaduais”. Este é o Prof. Hercules Baptista, ou “Hercules HBT”, como é mais conhecido popularmente na zona oeste carioca. Líder da equipe HBT, Hercules Baptista uniu a sua, equipes menores da zona oeste, criando a “AZO – Associação da Zona Oeste de Jiu-Jítsu” com o intuito de conquistar títulos importantes e ao mesmo tempo valorizar os grandes talentos da região, tornando-os grandes referências para outros jovens. Conheça agora um pouco da história de um Guerreiro Ousado, que trás em sua bagagem o retrato da disciplina e o sentimento diário do dever cumprido  entre os seus...     
Prof. Jorge Turco – (Caso Hercules seja um apelido) como surgiu o nome “Hercules” em sua vida?
Hercules HBT: Recebi esse nome em homenagem ao companheiro de Partido Comunista do meu pai Mestre Aderbal Baptista,  “Hercules Correa”.
JT – Você teve alguma referência importante para a sua afirmação como atleta?
HBT: Meu pai e mestre Aderbal Baptista.
JT – Mesmo com sua vida focada no Jiu-jítsu desde a infância, o Hercules, quando jovem foi um brigão?
HBT: Não, mas nunca deixei que pessoas indefesas sofressem qualquer tipo de covardia.
JT – Como você observa essa onda de Bullying entre os jovens de hoje nas escolas?
HBT: Pessoas inseguras ficam apontando os defeitos dos outros para encobrirem os seus. Essas pessoas precisam ser ajudadas.

JT – Defina estes significados:
HBT:
Jiu-Jítsu – Meu trabalho e minha paixão.
Família – Ponto de partida e de chegada.
Hercules – Uma pessoa difícil de ser entendida por aqueles que só me vêem por fora e compreendida por aqueles que me vêem por dentro.
Que conselho você deixa ao jovem que deseja ingressar no caminho da Luta?
HBT: Que a Luta seja uma porta de entrada e caso ele não se torne um lutador profissional, ele tem que criar alternativas para o futuro através da Educação. Caso ele queira continuar no meio da Luta, que procure se capacitar para exercer alguma profissão que esteja inserida no meio das Artes Marciais.

Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário